Canindeense Dina Martins é destaque no quadro Você Tem que Conhecer no 'Encontro' da Globo
Ela contou sua história de vida e foi homenageada pelo programa.

O 'Encontro' da Globo, desta terça-feira, 7 de janeiro, foi marcado pela presença da vaqueira canindeense Dina Martins, conhecida popularmente como a Rainha dos Vaqueiros . Ela participou do quadro 'Você Tem Que Conhecer!' que conta histórias de pessoas pelo Brasil, que são especiais para sua cidade.

Dina, que não anda a cavalo há um tempo, por conta de um problema na perna, fez questão de montar para gravar imagens para o programa. Ela contou que até teve que passar por uma cirurgia: "Eu fiquei dois anos sem poder montar, porque eu tinha medo".

André Curvello, questionou: "Explica pra gente, de onde vem esse título de Rainha dos Vaqueiros". Dina conta que começou na vida de gado ainda criança: "Meu pai tinha nosso gadinho e ele queria muito que eu estudasse, mas eu queria ficar com a natureza". Ela ainda disse que o pai tentou colocá-la no colégio mas não gostava, pois sua paixão era a "lida com o gado".

A vaqueira relembrou um momento muito importante em sua vida, quando ela encontrou Luiz Gonzaga e foi desafiada por ele para fazer um Repente. Ela estava olhando para o dono de "Asa Branca", quando ele cantou: "Morena tão bonita me diga onde você mora". 

Após ouvir a cantora ela disse: "Aí eu olhei para um lado e para o outro e morena ali só tinha eu mesmo". Dina falou que pegou o microfone e cantou para Luiz: "Eu moro bem distante, meu marido está ali fora", disse ela, que acabou a risada da plateia do programa.

Sobre vencer o preconceito, Dina conta que foi muito difícil: "Às vezes que chegava nas vaquejadas, estava lá aqueles homens metidos a macho e faziam questão de provocar. Eles olhavam pra mim e diziam: "Dina o que você está fazendo aqui" e eu dizia: "O que você está fazendo aqui também?".

No final da participação, Dina recebeu de Patrícia Poeta, uma placa do quadro, com a seguinte frase: "Mulher que nasceu com pés fincados na terra, e encourada de de coragem, se tornou a Rainha dos Vaqueiros em Canindé, no Ceará". 

QUAL A SUA REAÇÃO?

Facebook Conversations