O que levar para fazer o Enem 2019? saiba tudo que pode e não pode no dia da prova
Mais de 5 milhões de pessoas irão fazer o exame.

Na tarde deste domingo, 3 de novembro, acontece o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Nesta primeira parte, os inscritos farão a prova que tem 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas, redação, isso em no máximo 5 horas e 30 minutos.

Quem for fazer a prova, deve levar um documento de identificação original, oficial e com foto. Não vale nenhuma cópia simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. Não será aceito nenhum documento em formato digital.

Caso você tenha perdido seu documento, ou ele tenha sido roubado, é preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Confira a lista de documentos:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados.
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
  • Carteira de Registro Nacional Migratório.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • Certificado de Dispensa de Incorporação.
  • Certificado de Reservista.
  • Passaporte.
  • Identidade funcional.
Além do documento de identificação oficial e original com foto, é necessário levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ainda é aconselhável levar o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento). 

A abertura dos portões acontece às 12h00 (horário oficial de Brasília). O fechamento acontece às 13h00 e a prova começa às 13h30. A partir de 15h30, será possível deixar o local de provas, sem o caderno de questões. Às 18h30, já é possível sair do local de provas com o caderno de questões. 

A prova é encerrada às 19h00. Existem uma série de itens que são proibidos. São eles: Corretivo, Lápis, Régua, Manuais, Lapiseira, Óculos escuros, Chave com alarme, Borracha, Livros, Artigo de chapelaria, Caneta de material não transparente, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, e dispositivos eletrônicos.

Quem levar o celular por exemplo, vai receber um envelope porta-objetos para guardá-lo, devidamente desligado, antes de entrar na sala. Se o dispositivo ou qualquer outro aparelho eletrônico tocar, mesmo que esteja no envelope, o participante será eliminado.

(Imagem: Agência Brasil)

QUAL A SUA REAÇÃO?


Você pode gostar

Facebook Conversations